Em 2001, os oito elementos da República tiveram que abandonar o edifício da Rua Antero de Quental, em obediência à Notificação de Despejo Sumário emitida pela Câmara Municipal de Coimbra, em 28 de Março, face ao avançado estado de degradação do imóvel.
Em atitude de grande solidariedade, as Repúblicas de Coimbra decidiram, em reunião do Conselho de Repúblicas, atribuir ao Kimbo dos Sobas a totalidade do subsídio proveniente dos Serviços Sociais da Universidade de Coimbra – no valor de cerca de dez mil contos* – que, normalmente, seria rateado pelas diferentes Repúblicas atendendo à importância das suas carências.
Com o intuito de dotar a República de personalidade jurídica reconhecida por entidades financeiras e outras entidades, foi constituída, em 20 de Fevereiro de 2002, a Associação “República Kimbo dos Sobas”, por escritura registada no 4º Cartório Notarial de Coimbra.
* O equivalente em euros desta verba, foi devolvido às Repúblicas em 2014, após um largo processo de tentativa, sem sucesso, de a República Kimbo dos Sobas poder realizar obras de recuperação do edifício.
O essencial deste processo pode ser consultado em “Comunicação ao Conselho de Repúblicas – Processo e Devolução verba”
Direcção
Presidente – Jorge Seabra
Secretário – Pedro Sampaio
Tesoureiro – Victor Lamas
Mesa da Assembleia Geral
Presidente – António Ferreira
Secretário – João Carvalho
Secretário – Manuel Múrias
Conselho Fiscal
Presidente – António Mendes
Vogal – Filomeno Pina
Vogal – Anabela Barbatto